Você conhece a influência da ingestão de bebidas alcoólicas nos resultados da sua dieta? Diferente do que muitas pessoas pensam, um happy hour pode causar grandes estragos não só nos avanços que você fez quanto à perda de peso, como também para a sua saúde como um todo.

Fique atento! Com isso não queremos dizer que você não pode consumir nenhum tipo de bebida alcoólica, mas é fundamental que ela não seja ingerida regularmente. Caso contrário a sua dieta não surtirá o efeito que você espera e alcançar o seu objetivo será uma tarefa quase impossível.

Pensando nisso, ao longo deste post você poderá encontrar uma série de informações sobre a relação do álcool com a dieta e descobrir por que a ingestão de álcool atrapalha tanto a sua dieta. Confira:

 

O consumo de bebidas alcoólicas

Diferente do que muitas pessoas pensam, as bebidas alcoólicas possuem uma elevada concentração de calorias, sobretudo aquelas que são caracterizadas pelo seu alto teor alcoólico. Para que você tenha uma ideia do que estamos falando, elas só perdem para as gorduras quando se trata de concentração calórica.

Ao serem consumidas regularmente, as bebidas alcoólicas acabam modificando o funcionamento do seu metabolismo e deixando-o mais lento. Nesse sentido, mesmo que você mantenha uma dieta rígida e pratique atividades físicas durante toda a semana e ingere bebidas alcoólicas no final da mesma, todo o seu progresso será perdido em um curto período de tempo.

Ao afetar diretamente o seu metabolismo, o consumo regular de bebidas alcoólicas não só irá fazer com que você tenha dificuldade de perder peso, como também aumentará o armazenamento de gordura corporal no seu organismo, ou seja, você irá engordar com mais facilidade que emagrecer.

Porém, de acordo com especialistas, a quantidade de ganho e de perda de peso depende da frequência e da quantidade de bebida alcoólica que você consome. Quando você consegue manter o equilíbrio calórico é totalmente possível associar uma dieta ao consumo de bebidas, isto é, quando você não exagera na quantidade de comida e de bebida que ingere em uma saída com amigos, por exemplo.

 

Prejudica a recuperação muscular

Outro ponto que precisa ser destacado quanto ao consumo de bebidas alcoólicas diz respeito a sua influência na recuperação muscular. Isso mesmo! Não só a sua dieta será prejudicada, como seus resultados quanto à prática regular de atividades físicas serão afetados quando você consome bebidas alcoólicas com frequência. Isso deve ser levado em consideração antes de você sair para um happy hour.

Veja bem, quando você pratica atividades físicas regularmente, o seu organismo perde grande parte do seu estoque de glicogênio, ou seja, dos carboidratos que ficam localizados tanto no fígado quanto nos músculos. Esse processo faz com que o tecido muscular necessita de reparos.

Porém, quando você consome bebidas alcoólicas após a prática de uma atividade física ou regularmente, o álcool começa a influir no processo de recuperação. Ele não só dificulta, mas também interrompe a reconstrução dos músculos e o bom funcionamento do organismo como um todo.

Além disso, quando você ingere esse tipo de bebidas, o seu organismo começa a deslocar os carboidratos, fazendo com que o seu estoque de glicogênio fique em até 50% do seu nível habitual por até 8 horas. Para evitar esse tipo de reação, o ideal é eliminar ou no mínimo diminuir o consumo de bebidas que apresentam um alto nível alcoólico.

 

Prejudica a quantidade de água e nutrientes

Uma das principais características do consumo regular das bebidas alcoólicas diz respeito ao efeito que ela provoca na parede estomacal. Elas irritam essa região do corpo e prejudica o processo de retenção de água no organismo, assim como a absorção dos nutrientes que são adquiridos por meio do consumo de alimentos.

Quando você continua consumindo bebidas com alto teor alcoólico elas fazem com que o seu corpo fique desidratado, inchado e carente de nutrientes. Isso explica aquela sensação de que engordaram que a maioria das pessoas tem após beber no dia anterior e a sede constante quando você está de ressaca.

Ao associar uma dieta restrita com o consumo de bebidas alcoólicas, você diminui ainda mais a quantidade de nutrientes que o seu corpo necessita para continuar funcionando adequadamente, deixando-o fraco e suscetível a qualquer tipo de doenças. Esse é mais um motivo que fazem com que os especialistas não indicam a ingestão de bebidas alcoólicas.

No que se refere a desidratação e a sensação de que engordou, elas podem ser evitadas com o consumo de muita água, sucos, energéticos e demais tipos de bebidas que são ricos em minerais. Isso irá fazer com que você regule o funcionamento do seu organismo e possa amenizar os efeitos do álcool no corpo.

 

O álcool estimula o acúmulo de gordura

Por fim, chegamos ao último aspecto que indica por que a ingestão de álcool atrapalha tanto a sua dieta: ele também estimula o acúmulo de gordura corporal. Assim, mesmo que você siga todos os passos da sua dieta, os resultados podem ser prejudicados pelo consumo do álcool.

O seu organismo recebe uma grande quantidade de calorias quando você consome esse tipo de bebida. Porém, nesse momento a grande prioridade do seu corpo não é eliminar essas calorias ou queimar gordura e carboidratos, mas sim a metabolização do álcool. Assim, o armazenamento de gordura ocorre de maneira rápida e intensa.

Mas isso não é tudo! Os seus níveis de cortisol, ou seja, o hormônio que está ligado ao estresse eleva consideravelmente o acúmulo de gordura. Sobretudo nas regiões do abdômen, coxas e glúteos. A única forma de aliviar esses sintomas é evitando as bebidas e consumindo uma maior quantidade de água antes, durante e depois do happy hour.

 

Se você chegou até aqui, certamente percebeu de que forma a ingestão de álcool interfere na sua dieta e na prática regular de atividades físicas. Nesse sentido, e conforme citado acima, o ideal é que você evite o seu consumo e ingira água e sucos.

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