Quando falamos de conquistar uma vida saudável ou um melhor condicionamento físico, é preciso realizar uma mudança no estilo de vida e inserir atividades físicas se torna algo essencial.

Nesse sentido, muitas pessoas optam pela musculação e aeróbica para chegar a esse objetivo.

Por vezes, a realização de um simples treino não é suficiente, é necessário potencializá-lo para alcançar um objetivo específico, como a melhoria do condicionamento físico tanto por questão de saúde quanto por estética.

Diante disso, selecionamos algumas dicas que unidas a uma alimentação saudável, períodos de descanso poderão proporcionar grandes e rápidas mudanças no seu corpo.

Ficou curioso (a)? Então, continue lendo esse artigo para que possa melhorar o treino e os seus resultados.

 

Faça exercícios multiarticulares

Os exercícios multiarticulares são protagonistas nos treinos e deveriam ser a prioridade nos mesmos. Mas o que é um exercício multiarticular?

É todo aquele que trabalha mais de uma articulação quando é executado o movimento.

Nesse sentido, são os mais indicados para comporem os seus treinos, pois proporcionam melhor resultado por repetição realizada.

Além de trabalhar mais músculos ao mesmo tempo, os exercícios multiarticulares também podem melhorar o treino ao provocarem um maior número de microlesões nos músculos, o que auxilia o crescimento dos mesmos.

Quais são esses exercícios? O agachamento, supino e barra-fixa são alguns exemplos deles.

 

Aumente a intensidade

Apenas realizar uma sequencia de séries e de repetições padrões pode não proporcionar o alcance do seu objetivo.

O número estipulado para cada um desses movimentos pode influir de forma significativa nos resultados e melhorar o treino.

Por exemplo, encurtar o período de descanso entre cada série para 30 segundos pode aumentar a intensidade do seu treino e auxiliar no processo de emagrecimento, ao passo que o aumento desse período de descanso para 2 minutos pode aumentar o ganho da sua massa muscular.

Preste atenção na execução

Outro ponto quanto a execução do movimento e o seu reflexo nos resultados consiste na variação da cadência, ou seja, a variação do tempo de levantar a carga e retornar ao ponto de partida.

Para melhorar o treino, procure acelerar o movimento na subida e torná-lo mais lento ao voltar à posição inicial, assim os seus músculos serão estimulados a trabalharem de forma mais intensa e proporcionam o seu desenvolvimento de forma mais rápida.

Esse tipo de controle de movimento gera novos estímulos no músculo.

 

Aumente a carga do aparelho

O aumento da carga no aparelho para a execução do movimento vai depender a sua capacidade em realizar o movimento, se você conseguir fazer 2 ou 3 repetições sem falhar a sequência é sinal de que a carga no aparelho deve ser mudada.

O que não vale para aquelas pessoas que estão iniciando agora, pois devem aguardar até que o seu corpo esteja acostumado com a carga relativamente leve e ir aumentando gradativamente, como forma de evitar lesões.

Ao treinar com cargas maiores você irá melhorar o treino e ganhar massa muscular.

 

Faça HIIT

Fazer exercícios aeróbicos de alta intensidade por um curto período de tempo, intercalado com descansos ativos podem contribuir para melhorar o treino.

Nesse sentido, o HIIT é a melhor opção, sobretudo ao concluir a seu cronograma de treino. Por quê? Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, você deverá fazer exercícios que eliminem a gordura que está sobre a musculatura trabalhada.

No caso do HIIT ele pode ser feito na esteira, pulando corda, na bicicleta e em diversos outros equipamentos, contanto que tenha as características acima citadas, ou seja, que ele seja realizado de forma intensa.

 

Descansar também é importante

Assim como os exercícios, permitir que o seu corpo se recupere da grande quantidade de atividade é essencial para melhorar o treino, lembre-se: os músculos crescem quando você dorme ou está em um tempo de inatividade.

O tempo de descanso também contribui para a queima de calorias, pois a musculação aumenta o metabolismo em repouso.

Mesmo depois de uma sessão de treino, o organismo utiliza energia e queima gordura continuamente.

 

Cuide da alimentação

É muito comum que pessoas que praticam exercício físico não evoluam mesmo com treinos intensos, isso pode ocorrer devido a má alimentação, ou seja, o consumo excessivo de produtos industrializados ou processados em suas refeições, assim como devido ao grande intervalo de tempo de uma refeição para outra.

Tais fatores prejudicam o alcance dos resultados que se espera. Por isso é importante manter uma alimentação saudável e de preferência orientada por profissionais da área.

Melhorar o treino depende de uma mudança de hábitos tanto dentro como fora de uma academia.

 

Procure ajuda profissional

Procurar orientações com profissionais especializados pode não apenas melhorar o treino, como também evitar lesões que possam ocorrer devido a má realização de um movimento por exemplo.

Ademais, com o auxilio deles você poderá ter um treino personalizado e direcionado para as suas necessidades e que irá tirar todas as suas dúvidas com relação ao treino.

 

Por meio das dicas o seu treino sofrerá uma grande melhora e ficará ainda mais potente.

Como você pode observar a maioria das dicas só depende da sua força de vontade de mudar os seus comportamentos, quando se trata da melhoria da sua saúde o único responsável é você!

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