A musculação é um treinamento de força, baseado em exercícios de resistência para desenvolver os músculos do corpo.

Os exercícios utilizados por essa modalidade de treino são baseados na força da gravidade e a resistência provocada pelo uso de equipamentos, para gerar cargas e provocar as contrações nos músculos dos indivíduos que praticam a atividade.

Alcançar o corpo dos sonhos é o objetivo de muitas pessoas hoje em dia, grosso modo, elas podem ser divididas em três grandes grupos:

  1. As que desejam aumentar a massa muscular, ou seja, ficar “grande”;
  2. Pessoas que têm por objetivo emagrecer com algum tipo de definição;
  3. E aquelas que querem definir o corpo sem aumentar muito o tamanho dos músculos.

Independente da sua definição de corpo perfeito, a musculação pode contribuir para o alcance do seu objetivo.

Pensando nisso, selecionamos 10 dicas para você melhorar o seu desempenho no treino de musculação e assim alcançar o corpo desejado. Vamos conferir?

 

  • PARA AUMENTAR MÚSCULOS

Se o seu objetivo é ter um corpo musculoso, é preciso fazer exercícios com movimentos em velocidade de moderada para lenta.

Durante os intervalos de uma série para outra o ideal é esperar por dois minutos.

Por que esse tempo de intervalo?

Segundo especialistas, durante os dois minutos o músculo se recupera do esforço, assim você consegue realizar a próxima série com a mesma qualidade da primeira.

 

  • PARA TONIFICAR

Para tonificar os músculos sem que eles cresçam muito, ou seja, sem que você fique “grande”, a dica é usar pouca carga ao passo em que faz os movimentos do exercício em velocidade entre moderada e rápida.

Nesses casos, é preciso fazer que os intervalos de uma série para outra tenham duração de 1 minuto.

Atenção! Para melhores resultados mantenha o músculo trabalhado sempre contraído.

  • PARA EMAGRECER

Se o seu objetivo é emagrecer fazendo musculação, a carga em cada exercício deve ser maior do que o habitual, os intervalos de uma série para outra devem ser de 30 segundos no máximo.

 

  • QUANDO FAZER AERÓBICA?

Uma das grandes polêmicas e dúvidas quanto a fazer musculação é a forma com que os exercícios aeróbicos devem ser realizados.

Você faz aeróbica antes ou depois da musculação?

Segundo especialistas, se você fizer antes, como é comumente recomendado nas academias, você sentirá o seu treino mais pesado e sentirá o cansaço bem mais rápido que de costume.

Dessa forma, se você quiser fazer um treino de qualidade e com mais eficácia, deverá fazer os exercícios de aeróbica após os de musculação.

 

  • PARA TER UM ABDÔMEN TANQUINHO

O objetivo de muitas pessoas é o tão famoso abdômen tanquinho, mas o que a maioria não sabe é que: só abdominal não resolve!

Para ter o abdômen que tanto deseja com a musculação é essencial que você também queime os excessos de gordura para que a musculatura trabalhada apareça sob a pele.

Para isso, segundo especialistas, você terá que fazer atividade aeróbica de baixa a média intensidade.

 

  • PARA DEFINIR COXAS E GLÚTEOS

Engana-se quem pensa que para a definição de coxas e glúteos é preciso fazer apenas exercícios em máquinas específicas e com carga pesada.

Na verdade, não há nada mais eficaz de definir os músculos dessas áreas do que por meio de agachamentos e exercícios com caneleiras.

Ao investir nos exercícios acima citados, você estará forçando mais, pois eles são mais puxados do que aqueles realizados em equipamentos.

A dica é fazer esse tipo de exercício no início do treino de musculação, quando o corpo ainda está descansado.

 

  • DIFICULTE O MOVIMENTO

Executar os movimentos dos exercícios sem dificuldades não fará com que você veja grandes resultados na musculação, por isso dificulte a execução cada vez mais para potencializar a ginástica.

Dessa forma, faça uso de barras, caneleiras e halteres que exigem mais concentração e força quanto a manter a postura e levantar as cargas.

No entanto, a essa dica não se aplica aquelas pessoas que estão iniciando agora no universo da musculação, que, por motivos de segurança e para evitar quaisquer tipos de lesões, elas devem se limitar aos equipamentos até que evoluam e adquiram consciência corporal.

 

  • ATENÇÃO NAS SÉRIES

Essa dica é para quem está começando a fazer treinos de musculação agora, o ideal é fazer três séries de 15 a 20 repetições cada.

Quanto a carga, ela deve ser leve e ir aumentando ao passo que você for se acostumando com os treinos. Fazer isso evita lesões e passar um tempo longe dos treinos.

 

  • AUMENTE A CARGA

O aumento da carga nos exercícios vai depender da sua capacidade.

Se sentir capaz de fazer duas ou mais repetições ao fim de cada série é sinal de que chegou o momento de aumentar a carga.

É importante respeitar os seus limites e não querer acelerar o seu avanço no treino para alcançar os seus objetivos rapidamente, isso pode provocar sérios danos a sua saúde além de atrasar o seu progresso.

 

  • CUIDADO COM A RESPIRAÇÃO

Ter cuidado com a respiração durante a realização do movimento é fundamental, ao travar a respiração você poderá ocasionar o aumento da pressão arterial.

Controlando a respiração você poderá se sentir mais confortável e até sentir a sensação de que o peso ficou mais leve.

Dessa forma, procure expirar pela boca quando levantar ou empurrar o peso e inspire pelo nariz quando voltar à posição inicial.

 

Ao seguir essas dicas, manter uma boa rotina de exercício e associá-los a uma alimentação saudável, você poderá alcançar o corpo que tanto deseja através da musculação.

Caso você esteja seguindo as dicas e não ainda não conseguiu alcançar o objetivo, procurar especialista na área para identificar qual obstáculo o está impedindo é uma boa alternativa, pois ele poderá lhe instruir de forma mais específica.

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