Não deixe seu filho parado (atividades físicas para crianças)

Conheça, nesse artigo, as melhores atividades físicas de acordo com a idade do seu pequeno, entenda também a importância de estimular nas crianças que pratiquem atividade física e mudem o estilo de vida do sedentarismo para alguém ativo.

Entenda também o porquê devemos iniciar esses estímulos precocemente e como elas auxiliam no crescimento e desenvolvimento.

 

Qual é a importância de praticar a atividade física

Praticar atividades físicas na infância, proporciona a elas, uma gama de benefícios, que não só se prendem ao bom condicionamento físico, como também a nível mental, que também não se prende apenas em relação a boa saúde mental, como melhora a aprendizagem da criança em relação a outras disciplinas.

A atividade física pode desenvolver na criança uma melhora e um descobrimento de habilidade novas, melhora a força a agilidade e poder de concentração, principalmente em atividades competitivas.

Podem dar a ela o espirito de liderança e a capacidade de tomar decisões rapidamente, aumenta a coordenação motora e promove noções de tempo e espaço na criança, isso tudo além de mantê-la saudável.

Vale lembrar que para criança ficar de um jeito considerável saudável, seu estilo de vida não deve se resumir somente nessas atividades, a boa alimentação também precisará ser avaliada e for o caso modificada, e associada com o exercício físico, só assim aquela criança poderá ser considerada saudável, em relação ao corpo e organismo.

 

Antes de escolher a atividade física avalie algumas questões

  • Idade: O nível, tempo, qual exercício será feito, deve primeiramente respeitar a capacidade da criança em relação a sua faixa etária, a atividade física nunca deve ser maior do que a capacidade daquela criança.

 

  • Baixo impacto: Os exercícios mais indicados para os pequenos que ainda estão em fase de crescimento, além de ser de acordo com sua idade são os que promovem o baixo impacto. Colocar as crianças para fazer atividades que contenham muita carga e muito impacto, atrapalha em seu crescimento, fazendo com que ela fique em estatura mais baixa do que deveria ser.

 

  • Limite não extrapolado: Uma hora de atividade, já é mais que o suficiente, as vezes, até mesmo menos que isso, pode dar um bom resultado, devemos ter muito cuidado com essas atividades que exigem de mais das crianças.

Conheça algumas atividades físicas que o seu filho pode praticar

  • Bicicleta

Andar de bicicleta pode ser visto apenas como uma brincadeira pelo ponto de vista dos pequenos, mas é um ótimo exercício que trabalha o sistema cardiovascular, melhorando a circulação, aumentando a força e resistência, além de promover uma melhora no equilíbrio.

Essa atividade pode ser praticada a partir dos 3 anos de idade, o melhor ainda dá pra envolver toda a família, para um passeio de Bike, lembrando sempre que não se deve extrapolar muito do limite da criança.

 

  • Video-game

Você pode estar se pensando como o vídeo game pode entrar nessa lista de atividades, mas eu digo que pode sim, não aquele tradicional que as crianças ficam sentadas apenas olhando para televisão mexendo em um controle.

E sim aqueles em que o corpo é o próprio controle, como os games do Xbox, que exigem atividades, como correr, pular, e dançar, são ótimos para as crianças, também pode ser praticado a partir dos 3 anos. É uma atividade que além de promover o prazer da brincadeira, também dá a ela noção dos movimentos corporais.

 

  • Tênis

Essa atividade pode ser iniciada a partir dos 7 anos de idade, promove uma melhora nos reflexos, por exigir uma certa agilidade para não deixar a bola passar, a coordenação motora, pode melhorar na aprendizagem da criança em relação a cálculos também.

Importante lembrar que existem muitos tamanhos de raquete, e deve ser escolhido em relação ao tamanho da criança, para que ela não saia em desvantagem nesse jogo, e não fique muito pesado para ela se manter.

 

  • Artes Marciais

É uma atividade que pode ser iniciada a parti do 4 anos de idade, melhora a coordenação motora, noções de movimento, do espaço, melhora o equilíbrio e estimula a criança a tomar as decisões com mais agilidade.

 

  • Ioga

Pode ser começada a partir dos 5 anos de idade, é uma atividade que ajuda na flexibilidade por trabalhar com o alongamento do corpo, permitindo que a criança desenvolva noções de movimento e corporais.

Por ter efeito relaxante, promove na criança mais calmaria, e melhora na concentração, boa atividade para crianças hiperativas ou que sofrem de déficit de atenção, pois irá trabalhar exatamente nessas Questões.

 

  • Atividades que utilizem os músculos

Parede escalada, correr, pular, se equilibrar em barras são ótimas atividades para fortalecer os músculos e a densidade óssea, além disso essas atividades melhoram a concentração, o equilíbrio, melhoram a flexibilidade e a força, por justamente fortalecer os músculos.

Com atividades que seja necessário o pegar peso, é importante não colocar nada muito pesado, sendo a melhor opção utilizar o próprio peso corporal da criança, pois é aquele limite que ela pode aguentar nessa fase, são atividades que podem ser praticadas a partir dos 8 anos de idade.

 

  • Pular corda

É uma ótima atividade a ser feita pelas crianças, a partir do 7 anos, melhora o equilíbrio a força, e os móvitos, pela troca dos pés, além do poder de concentração e cálculo, para respeitar o ciclo que a corda faz até o momento necessário de pular.

 

Como estimular nas crianças o desejo por atividades físicas

  • Atividade em família: Sempre escolha fazer atividades em que são possível envolver todo mundo da família, como pular corda, andar de bicicleta, circuitos entre outras.. Crianças gostam de atenção, e nada melhor do que estar a família reunida fazendo alguma atividade com ela, além de ajudar nesse momento familiar, estará fazendo bem para a saúde de todo mundo.

 

  • Atividades interessantes: Para que uma criança se interesse e goste de praticar atividades físicas, os pais devem possui a sabedoria de saber qual atividade melhor se encaixa no perfil do seu filho para que ele tenha a vontade de continuar.

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