Emagrecer se tornou o grande objetivo da maioria da população atualmente.

O alcance do corpo perfeito ou da maior aproximação possível dele provoca que muitas pessoas se submetam as mais diversas situações que prometem o alcance dos seus objetivos sem esforço e de maneira rápida, o que não se fala é nos danos que podem causar a saúde.

Outro fator que levam as pessoas a busca de emagrecer é a melhoria na qualidade de vida e de saúde, como forma de prevenir o aparecimento ou desenvolvimento de doenças associadas ao sobrepeso, como por exemplo, a hipertensão, diabetes, doenças ortopédicas, dentre outras.

Um dos recursos mais comuns que as pessoas que se encaixam em algum dos dois perfis acima mencionados é a realização de dietas sem o acompanhamento de nutricionistas, o que acarreta no comprometimento da saúde, pois as dietas tendem a limitar de forma exagerada e drástica o consumo de determinados alimentos e não substituem as fontes nutricionais destes por outras de valor igual ou superior que são essenciais para o organismo.

Nesse sentido, e pensando na melhor forma de você conseguir emagrecer como deseja, selecionamos algumas dicas que proporcionaram um processo de emagrecimento rápido e o mais importante, saudável.

O que você está esperando? Vem conferir como alcançar o seu objetivo!

 

INVISTA EM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Ter uma alimentação saudável requer pensar no consumo de produtos de diversos grupos alimentares, a saber: cereais, pães e tubérculos; frutas; verduras e hortaliças; leite e derivados; leguminosas; carnes; grupo dos doces e gorduras.

O grande segredo é saber o que comer, quando e quanto. Você pode consumir alimentos de todos os grupos, mas sempre dando preferência aqueles de menor percentual de calorias.

Lembre-se que cada grupo é responsável pelo fornecimento de nutrientes que são importantes para o funcionamento do corpo, por isso, não elimine os alimentos dos mesmos, apenas reduza alguns.

 

EVITE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Opte por uma alimentação baseada em produtos orgânicos e de preparo caseiro ou preparados de forma cozida, assada ou grelhada, eles são os ideia não só para emagrecer, como para iniciar um processo de melhoria na qualidade da sua alimentação.

Alimentos industrializados além de não fornecerem os nutrientes que o corpo necessita, ainda são carregados de produtos químicos para a sua conservação.

Uma dica para evitar o consumo desses alimentos é preparar de forma planejada as suas alimentações e levá-las com você caso realize suas refeições fora de casa.

CONSUMA ALIMENTOS INTEGRAIS

Insira na sua alimentação o consumo de cereais integrais, como os farelos – de aveia, banana, amêndoas, coco, dentre outros – as fibras de trigo, linhaça e gergelim.

Tais cereais podem ser utilizados tanto no preparo de algumas receitas quanto na preparação de vitaminas de frutas, iogurtes, sucos etc.

Por possuírem boa quantidade de fibras, o consumo de cereais é essencial para quem quer emagrecer, pois produzem a sensação de saciedade por mais tempo e consequentemente, controla o consumo e a frequência alimentar.

 

PREFIRA O CONSUMO DE LEITE E SEUS DERIVADOS MAGROS

Ao consumir leite e seus derivados, dê preferência aqueles desnatados ou light, assim como opte por queijos com baixo teor de gordura, como a ricota, queijo minas e coalho ou branco.

Ao fazer essas escolhas você passa a consumir alimentos que são fontes de proteínas e não possuem altos teores de gordura.

Saber o que comer é essencial no processo para emagrecer, por isso algumas restrições são tão necessárias.

 

REALIZE DE 5 A 6 REFEIÇÕES POR DIA

Planeje as suas refeições da seguinte forma: café da manhã ou desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Separar as refeições dessa forma evita que o metabolismo fique lento e consequentemente prejudique a queima de gordura.

Quando se passa muito tempo sem se alimentar o corpo passa a estocar energia e gastar menos.

Ao evitar passar um longo período de tempo sem se alimentar você irá ingerir uma menor quantidade de alimentos por refeição e ainda consumir mais energia, logo, para quem deseja emagrecer, se alimentar a cada 3 horas é essencial.

Outra dica é, novamente, saber o que comer: nos lanches e ceia dê preferência ao consumo de frutas ou sucos e nas demais refeições a alimentos leves, como saladas e carnes magras, frango ou peixe.

 

CONSUMA SALADAS

Como falamos no item anterior, é importante que em suas refeições dê preferência a alimentos leves, como as saladas.

Elas devem estar sempre presentes e ocuparem o papel principal nos seus pratos, principalmente as saladas cruas.

O consumo de saladas contribui para que você possa emagrecer de forma saudável, além de serem uma importante fonte de nutrientes, por exigirem mais mastigação estimulam a sensação e saciedade.  

Uma dica para que a salada não se torne enjoativa ou caso você não goste muito, procure por variações delas, assim como os condimentos que dão mais sabor a mesma.

Mas atenção, os temperos utilizados devem ser naturais e não os molhos industrializados.

 

BEBA MUITO LÍQUIDO

Faça ingestão de muita água durante o dia e entre as refeições, durante as mesmas evite o consumo de líquidos.

Segundo nutricionistas, o ato de beber durante as refeições pode acarretar em diversos problemas, sendo um deles na digestão.

O ideal é separar o consumo dos dois alimentos de forma equilibrada, que seria ingerir líquidos 30 minutos antes das refeições ou 1 hora depois para que os nutrientes sejam absorvidos adequadamente pelo organismo e evite problemas de digestão.

Quanto ao consumo de água diário, o consumo ideal por dia por um adulto saudável é de 35 ml de água por quilo de peso.

Por exemplo, se um adulto pesa 80 kg, seu consumo de água diário seria de 2800 ml de água.

 

MOVIMENTE-SE

Para emagrecer é necessário que o seu organismo aumente consideravelmente o seu gasto de energia.

Por quê?

A principal fonte de energia do organismo são os carboidratos, ao não realizar nenhuma atividade que necessite de um considerável consumo de energia, o seu organismo não queima os carboidratos, que por sua vez irão se acumulando e formando mais gordura para o corpo.

Logo, para emagrecer, você precisa fazer com que o seu corpo necessite gastar energia e assim consumir os carboidratos.

O ideal é procurar ajuda de especialistas na área para que eles indiquem que tipos de atividades físicas você poderia desenvolver para estimular a geração de energia para emagrecer.

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