A nova tendência das academias é o HITT (High Interval Training), essa modalidade de treino tem como objetivo fazer com que você atinja picos de alta intensidade de forma intercalada com períodos de descanso ativos ou não.

O HITT proporciona a maior queima de calorias não só durante a sua prática como pelas 24 horas após o treino.

Por ser de alta intensidade os treinos têm como característica durarem pouco tempo, cerca de 10 a 30 minutos.

Esse é um dos fatores que está fazendo com que muitas pessoas escolham a sua prática, por requerer um curto período de tempo na execução e ainda trazer inúmeros benefícios.

Apesar de ser uma nova modalidade de treino ainda não possuem produções científicas que comprovem seus reais resultados.

No entanto, o HIIT tem trazido uma série de benefícios e têm mudado a vida de muitas pessoas que aderem a ele. Dentre alguns benefícios destacam-se:

 

Queima de calorias

Por ser um treino de alta intensidade, o HITT proporciona maior queima de calorias do que outros exercícios de cardio por igual período de execução e assim ser uma excelente alternativa para quem quer emagrecer.

O fato de o exercício fazer com que você atinja altos níveis de intensidade de exercício, a demanda do seu organismo por energia será maior, assim como a queima de carboidratos.

É importante lembrar que quando você não se movimenta ou pratica atividades que exijam que o seu organismo gaste energia, os carboidratos irão se acumulando e se transformando nas gorduras tão indesejadas.

Por ser um exercício de alta intensidade, o HITT intensifica a geração de energia pelo corpo e a queima de um dos grandes vilões que impedem o seu emagrecimento: os carboidratos.

Acelera o metabolismo

O HITT mantém o seu metabolismo acelerado por até 24 horas após a prática do treino, segundo a revista científica American jornal of Sports and Medice isso equivale a uma queima de 10% mais calorias do que você queimaria sem ter feito os exercícios.

Por que o seu metabolismo acelera? Após fazer HITT o seu organismo exigirá o maior consumo de oxigênio, que acarreta na aceleração do metabolismo, além do uso de mais calorias do que exigiria a sua manutenção normalmente.

A capacidade do organismo em queimar calorias durante e após o treino é denominada de EPOC (Excess Post Excersise Oxygen Consumption).

Algumas atividades estimulam mais o EPOC, ou seja, a aceleração do metabolismo, que outras. O EPOC gerado pelo HITT é muito alto, por isso ele proporciona maior quantidade de queima de calorias após o treino que outro exercício de cardio executado no mesmo período de tempo.

 

Aumenta a capacidade cardiovascular

Quem pratica o HITT e atinge picos de intensidade dos exercícios, inevitavelmente condiciona o seu corpo com mais rapidez.

A melhora no condicionamento traz benefícios para a frequência cardíaca e respiração, além disso, por ser um treino baseado em atividades funcionais, o HITT contribui para o desenvolvimento de uma melhor coordenação, equilíbrio e agilidade.

 

Reduz o apetite

Segundo estudos, o HITT pode proporcionar maior sensação de saciedade as pessoas que praticam o treino com frequência.

Isso ocorre devido ao estimulo que o HITT tem na produção de hormônios que estimulam a sensação de saciedade, mais especificamente, a grelina e o peptídeo YY.

Após os exercícios do HITT esses hormônios seriam estimulados e provocam a redução da sensação de fome ao longo do dia, só não se sabe o período de duração da influência nos hormônios.

 

Melhora a sensibilidade à insulina

Foi reconhecido que a prática de exercício físico de forma regular faz com que o organismo consuma mais açúcar no sangue como fonte de energia.

Dessa forma, por se tratar de um treino de alta intensidade, o HITT estimula ainda mais esse processo. Alguns estudos apontam o HITT como um grande aliado para evitar o desenvolvimento da diabetes, o que é uma alternativa muito interessante para quem tem pré-diabetes.

 

Favorece a manutenção da massa muscular

Como já falamos anteriormente, o HITT pode influir em alguns hormônios, dentre estes o GH que é um hormônio de crescimento. Ele é responsável pelo desenvolvimento da estatura nas crianças e nos adultos ajuda no ganho de massa muscular e a redução de depósitos de gordura.

Nesse sentido, acredita-se que o HITT, por meio do aumento da circulação deste hormônio durante a realização do treino, melhore a preservação da massa muscular. O que é um fator de extrema relevância para aqueles que querem ganhar ou desenvolver melhor a sua massa muscular, pois podem associar o HITT com exercícios específicos de musculação.

 

Depois de descobrir todo o potencial do HITT em beneficiar os mais diversos aspectos da sua saúde e vida diária, ficou curioso (a) para saber como são os treinos de HITT? Ele é um tipo de treino altamente versátil, uma vez que pode ser feito com base nas mais variadas modalidades esportivas, como por exemplo: pulando corda, por meio de corrida, pedalando em bicicletas comuns ou ergométricas, levantando peso na musculação, praticando natação, subindo escadas, realizando flexões, burpees e/ou polichinelos.

Independente da atividade, o que é realmente relevante é a forma com que ela é executada, visto que o treino de HITT deve ser feito de maneira intercalada de exercícios de alta intensidade com períodos de descanso. Se associado a uma alimentação saudável os benefícios do HITT podem ser vistos com maior rapidez.

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