Há diversas maneiras de continuar ativo depois da suposta aposentadoria, e essa atividade será muito benéfica para todos os sistemas do seu corpo, com algumas mudanças de hábitos e de vicio, há a possibilidade de conseguir uma melhora na qualidade de vida mesmo ao envelhecer.

Nesse artigo listamos alguns benefícios que são trazidos com a manutenção de atividades diárias frente ao envelhecimento, além de explicarmos o porquê de cada atividade e o porquê se manter ativo.

Descubra aqui quais melhorias podem ser acrescentadas em sua vida, e as que devem ser retiradas também ….

 

Porque a atividade é importante?

Se manter ativo nessa fase é muito importante pela melhora que as atividades, sejam quais for, possibilitam em nossa saúde, em qualquer idade, mas se torna mais necessárias na terceira idade por causa dos riscos de doenças e complicações no corpo e na mente.

Ao se manter ativo você pode manter uma longevidade e muitos outros benefícios serão alcançados só por manter o corpo e a mente em atividade.

 

Benefícios de se manter ativo na velhice

  • Pratique exercícios físicos e cuida da alimentação

Na terceira idade, todo o nosso organismo já começa a trabalhar de forma mais lenta, por isso é necessário um cuidado maior com a alimentação, do que se tinha quando mais jovem, pois a possibilidade de desenvolver algumas doenças são muito grandes.

Com a lentidão do metabolismo, pode ocorrer um ganho excessivo de peso, que pode ou não ocasionar a evolução para a obesidade, a depender do quanto de calorias você ingere diariamente.

Além disso, o acumulo de gorduras também pode ocorrer, podendo causar um entupimento das artérias, a hipertensão a diabetes entre outas doenças, pensando nisso evite tudo em excesso, como o sal, o açúcar e as gorduras.

Comece ou volte a praticar atividades físicas para melhorar o condicionamento do seu corpo, aumentar a densidade óssea o que consequentemente diminui o risco de quedas e fraturas ósseas comuns a fase senil.

Os riscos de agravos das doenças citadas, são diminuídos a partir do momento em que você começa a se “ativar”, além da melhora do condicionamento do coração o que consequentemente melhora a circulação sanguínea.

Uma atividade física muito boa para a terceira idade é a natação ou a hidroginástica, por fornecer todo os benefícios que foram citados e ser uma atividade de baixo impacto, o que é muito importante nessa fase.

  • Mantenha sua atividade sexual em dia

Não é porque o tempo está passando e você envelhecendo que significa que precisa “aposentar” sua sexualidade órgãos genitais, pelo contrário, esse é o momento de começar a pensar em coisas novas para estimular esse lado que vai sendo, muitas das vezes perdido.

Sabemos que nessa fase, começam alguns problemas de ejaculação precoce, falta de libido, falta de autoestima, disfunção erétil entre outras coisas, mas para todos esses problemas existem soluções, o que não pode acontecer é de você aceitar que isso aconteça.

Os exercícios ajudam muito também, nesse lado da sexualidade da terceira idade, por promover a melhora do corpo, de suas funções e aceleramento do seu funcionamento, e da circulação, o que pode ajudar muito com problemas de ereções, então esse é mais um dos motivos para que você se renda às atividades físicas.

 

  • Tente aprender coisas novas

Quando estamos diante de alguma coisa que nunca vimos ou que não estamos acostumados faz com que o nosso cérebro trabalhe mais, melhorando os impulsos entre os neurônios.

O tentar aprender algo novo a cada dia é muito bom para o funcionamento da mente, pois vai estimula que ela trabalhe mais, com isso podemos evitar os sintomas de constante esquecimentos causados nessa época.

 

  • Exercite a mente

Além de começar a desenvolver o aprendizado, comece a ler mais e mais, a fazer jogos de lógica e raciocínio, como os de memória, ou os que envolvem números, palavras cruzadas, e “matar” algumas charadas mais difíceis.

Esses também são exercícios que devem ser feito desde sempre, facilitando a diminuição do aparecimento dos sintomas de Alzheimer que é ocasionando pela a morte nos neurônios com o envelhecimento.

 

  • Tenha contato com crianças

As crianças ajudam muito nesses processos de aprender coisa novas, pois possuem muita energia para gastar e a cada dia surgem com uma novidade diferente, pode ser meio difícil, mas tente acompanhar o ritmo e raciocínio das crianças.

Principalmente em relação a tecnologia que se inova a cada temporada, ao acompanhar isso você manterá sua mente sempre focada em coisas novas, referente a juventude atual.

A melhor coisa para se envelhecer e viver bem, é desprender do passado e viver no presente, pois isso faz com que sua mente crie o hábito de pensar e se renovar, também previne a depressão ocasionada pelo o saudosismo (saudade do passado por não ter se desprendido).

Aprenda a viver e seguir os momentos presentes, pois você está vivo agora, então comece a viver o agora, também.

 

  • Não passe muito tempo sozinho e saia mais

Passar muito tempo isolado, dentro de casa, sem ter contato com outras pessoas não é bom. Isso não significa que você precisa estar 24 horas com alguém, sem retirar o devido tempo para você, mas também não significa que você deva passar muito tempo sozinho.

Tenha o equilíbrio necessário entre o isolamento e a comunhão, a fase senil é uma fase onde facilmente a depressão pode ser desenvolvida, por ser normalmente a fase mais caseira, entretanto comece a criar o hábito de visitar pessoas e receber visitas caso more sozinho.

Tenha contato com outras pessoas, faça um grupo de amigos e se reúna com eles periodicamente, isso tudo faz muito bem para a nossa saúde mental. Ao se dedicar a alguns exercícios, você também poderá estar sempre em contato com outras pessoas, que possuem os pensamentos e conversas parecidas com seu gosto.

Porém também ande com pessoas com pensamentos e conversas diferentes do seu pois sempre que há uma estimulação do pensamento, há melhora na saúde mental, com estimulantes e prevenção do esquecimento.

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