Conheça 5 passos para a obtenção de um envelhecimento saudável:

 

  • Alimentação balanceada

Esse é principal tópico no qual as pessoas deveriam se atentar, para o envelhecimento saudável, além de conseguir maior qualidade de vida, e quem sabe maior tempo de vida também.

Alimentação atual é um dos fatores que mais matam os indivíduos lentamente, até porque os resultados de uma má alimentação funcionam não funcionam a curto prazo, e normalmente são apresentados na velhice, no caso da geração da década 90 e anterior.

Ultimamente, muitas crianças já apresentam sinais e sintomas de obesidade mórbida, ataque cardíaco aos 10 anos, entre muitas outras coisas que antigamente só aconteciam com pessoas de mais idade.

Crianças que já apresentam esses problemas de saúde já possuem a vida limitada no futuro, como no presente também. A alimentação influencia muito na nossa qualidade de vida, e desde que a era dos alimentos industrializados, rápidos e processados se estabeleceu, a saúde da população tem decaído muito.

A cada ano que passa a expectativa de vida diminui, e a maior parte disso é por causa da alimentação ruim, algo que precisamos ter em mente que quanto mais rápido o alimento funciona para ficar pronto, mais prejudicial ele é.

A salvo os sucos e vitaminas e saladas de frutas ou de vegetais, mas fora isso, pode ficar desconfiado. Claro que a curto prazo o alimento processado e os fast food, são muito mais saborosos e suculentos, dando muito mais prazer na hora em que comemos.

Mas a longo prazo, são os alimentos mais saudáveis e não tão atrativos ao olhar que promoveram mais qualidade de vida, principalmente na fase do envelhecimento em que as coisas, doenças e sintomas começam a aparecer com mais intensidade.

 

  • Atividades físicas

As atividades físicas são liberadas para qualquer idade e para qualquer pessoa, por isso existem inúmeros tipos de treinos e atividades, para que cada um possa se exercitar de acordo com suas possibilidades e necessidades.

Com o hábito de se exercitar seu organismo funciona mais, por estar mais tempo em atividade, melhorando o metabolismo e queimando as gorduras que ao estarem acumuladas podem causar o entupimento de vasos e artérias levando o indivíduo ao óbito.

Praticar atividades físicas diminuem o risco das pessoas desenvolverem a obesidade, e ajudam a manter o peso ideal, com o corpo bonito, podendo ser mais leve e agredindo menos ás articulações e aos ossos que sofrem toda a carga pesada para facilitar seu movimento.

Melhoram em muito a circulação o que ajuda o coração a se manter saudável, diminuindo os riscos de aparecimento de doenças cardíacas, e com a circulação melhorada,  em relação aos homens, maior potência sexual garantida, por um período maior de tempo.

O que significa que não é porque você está envelhecendo que precisa sofrer com a impotência sexual, até porque uma das causas da impotência é o sedentarismo, a partir do momento que você começar a estar sempre em movimento, tudo fluirá melhor, EM TODAS AS PARTES DO SEU CORPO.

Pratique atividades físicas, pois ela irá promover um envelhecimento mais saudável, e claro em conjunto com a alimentação mais saudável também, não estamos falando em dietas, mas sim numa alimentação que consiste em alimentos verdadeiramente nutritivos.

Cuidar do corpo passa longe de ser só por estética, é uma questão de saúde e para garantir a longevidade, além de conseguir um envelhecimento melhor, com mais disposição e energia e muito mais autonomia.

Pratique a dança, a caminhada, ou vá a academia, o segredo é encontrar algo que te faça feliz quando você pratica, sendo assim você vai conseguir e terá vontade de praticar cada vez mais e mais determinado exercício.

  • Tenha momentos de lazer

O estresse também atrapalha e influencia muito na nossa qualidade de vida, então separe sempre momentos para além de fazer atividades físicas, realizar outras coisas que você goste.

Separe também aqueles momentos para não fazer nada, principalmente nas férias, o fazer nada, também ajuda muito a liberar a tensão do seu corpo e aliviar o estresse, além de promover o descanso da mente, algo que também é muito necessário.

Assista filmes, passei em parques com natureza, vá mais a praia, o contato com a natureza faz muito bem ao nosso organismo, sendo muito necessário e eficaz para promover a sensação de relaxamento.

Você pode também fazer atividades como trilha, juntando a atividade física com o contato com a natureza, assim você já faz duas coisas saudáveis de uma única vez, para melhorar leve alguém que você ame junto.

Estar em companhia de pessoas que nos faz bem, nos deixam mais tempo felizes e que consequentemente ajudam a melhorar a nossa qualidade de vida também, nos tornando idosos mais de bem com a vida e menos rabugentos.

 

  • Hábitos de leitura e de jogos para memoria

Você precisa relaxar a mente e o corpo, mas também deve exercitar o dois, tenha o hábito de ler, seja livros, mangás, quadrinhos ou jornais, faça palavras cruzadas, atividades que estimulam o pensamento e necessitem da memória para ser realizada.

Essas atividades ajudam a nossa mente a se manter saudável, promovendo um envelhecimento com menor risco de esquecimentos ou desenvolver doenças como Alzheimer, mantenha sempre suas capacidades cognitivas em atividade.

 

  • Faça sempre coisas novas

A novidade estimula muito o cérebro, isso acontece porque nosso organismo tem a tendência de se acomodar muito facilmente a qualquer atividade repetitiva que realizamos, e isso vai afetando nossas capacidades mentais também.

Para fazer coisas novas, é algo muito simples, é só tentar ir mudando coisas pequenas do dia a dia, como o lado que você escova os dentes, o lado da cama em que dorme, o pé que utiliza para dar o primeiro passo, as novidades deixam o nosso cérebro sempre em atividade.

Tente aprender um novo instrumento ou um nova língua, estude mais um pouco sobre outros assuntos, se mantenha informado quando as novidades que surgem no mundo.

Aprenda a cuida do corpo e da mente, para manter o equilíbrio funcional de todo o organismo.

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