O cuidado com a saúde tem se tornado atualmente um dos principais interesses das pessoas. Nesse sentido, a prática de alguma atividade física é fundamental para quem pretende ter uma vida plena tanto no aspecto físico como mental. Dentre os esportes mais procurados para a conquista destes objetivos é a natação.

Além de ser um esporte que conquista aqueles que o praticam, a natação promove diversos benefícios para quem deseja ter uma vida mais saudável. É um dos desportos de maior alcance, pois a sua prática é permitida e recomendada para bebês, grávidas, adultos e idosos, que são beneficiados por esta atividade que tem como característica ser aeróbica e ter pouco impacto para as articulações.

A natação estimula o pulmão a liberar mais oxigênio ao sague e ao coração, fato que proporciona a melhoria das condições das células. O que isso significa? Os sinais de idade demoram mais para aparecer, sobretudo para aquelas pessoas que costumam nadar de 3 a 5 quilômetros por semana, estas passam a apresentar um condicionamento físico de até 20 anos mais jovem do que a idade que realmente tem.

Outro benefício da natação foi constatado pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. O estudo apontou que os nadadores com idade acima de 25 anos tem menos probabilidade de perda de massa muscular com o decorrer do tempo, além de apresentarem artérias mais saudáveis, reflexos rápidos e memória mais desenvolvida do que as demais pessoas da sua mesma faixa etária.

Incrível, não é? Mas é importante destacar que esses benefícios são garantidos aquelas pessoas que praticam o esporte com disciplina, determinação e regularidade. Para quem quer iniciar a prática da natação, os especialista na área recomendam um treino leve no começo e a evolução gradativa no decorrer do tempo e respeitando as limitações físicas de cada indivíduo.

A prática da natação não tem restrição quanto a idade, sexo ou qualquer outro pretexto utilizado para evitar a sua prática, qualquer pessoa pode fazer natação, sem problemas uma vez que por ser uma atividade realizada na água, traz muitos benefícios para o corpo, é relaxante, não tem efeito agressivos para o corpo e ainda favorece as funções orgânicas.

Ainda não está convencido sobre os benefícios que a prática da natação pode trazer para a sua vida e saúde? Selecionamos mais alguns deles para você:

 

Redução do risco de episódios cardiovasculares

Por meio da prática regular da natação, um dos principais órgãos que será beneficiado é o coração. Braçada a braçada ele se torna ainda mais forte, pois ganha mais músculos e perde a gordura que o rodeia, responsável pelo desenvolvimento de vários episódios cardiovasculares.

Com o fortalecimento desse órgão tão importante, ele passa a bombear mais sangue para o resto do organismo, além de controlar a frequência cardíaca e estimular a circulação sanguínea. Com isso, a sua capacidade de realizar atividades diárias será maior e melhor, reduzindo a sensação de cansaço.

 

Melhora o sistema respiratório

Além do coração, os pulmões são beneficiados com a prática da natação. Como? Por serem órgãos elásticos, sua capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica que são desenvolvidos durante a realização regular da atividade física.

Com a natação os músculos da parede torácica são fortalecidos consideravelmente, como resultado disso, você passa a respirar melhor e ter maior oxigenação no corpo.

Fortalece as articulações

A prática da natação é livre de impacto por ser praticada na água, esse fator permite que as articulações acompanhem o desenvolvimento dos músculos, já que eles aumentam de tamanho e exigem tendões e ligamentos bem lubrificados. Ademais, a natação ainda estimula o exercício de todas as articulações e potencializa a flexibilidade.

Diante disto, ocorre a maior lubrificação interna das articulações mantendo-as soltas e flexíveis, ao passo em que alivia as dores causadas pela artrose e fibromialgia que incomodam e atrapalham a vida cotidiana de quem é portador dessas doenças.

 

Aumenta a autoestima

A natação libera e estimula a sensação de independência, segurança e liberdade de quem a pratica, associada ao exercício físico forma um conjunto de relaxantes mentais. Um dos fatores que desencadeiam essas sensações é o fato da atividade ser desenvolvida na água, pois atribui uma liberdade de movimentos que outra atividade a seco não proporciona como a caminhadas e trilhas.

 

Reduz a dor e o risco de lesões

Conforme a prática da natação se torne cada vez mais regular, o organismo ficará cada vez mais forte, e estará mais preparado para fazer com que dores de origem difusa diminuam consideravelmente. Os especialistas recomendam cada vez mais a natação como forma de acalmar patologias que impliquem na produção de dores para as pessoas, como é o caso da fibromialgia.

 

Retarda os efeitos do envelhecimento

Como falamos no inicio do artigo, um dos benefícios da natação é a diminuição dos efeitos do envelhecimento devido a capacidade que a atividade proporciona de melhoria das condições das células. No entanto, as melhorias não são apenas no aspecto físico dos nadadores, como também do psicológico. Vários estudos confirmaram que uma pessoa de cerca de 70 anos que pratica a natação com certa regularidade tem maior capacidade física e vital.

 

Melhora do colesterol

Como toda atividade aeróbica, a natação consegue balancear os níveis de colesterol no organismo, e aumentar o nível do colesterol bom, ou seja, do HDL. Além disso, consegue promover as artérias saudáveis, renovadas e livres do excesso de gordura que as danificam.

 

Controle do peso

A natação pode contribuir de forma significativa no processo de emagrecimento e controle de peso tão buscado pela maioria das pessoas. Por ser uma atividade aeróbica ela possibilita a queima de calorias. É válido ressaltar que a quantidade e a eficácia no processo de controle de peso dependerão da frequência e intensidade dos exercícios realizados, além do controle da alimentação.

 

Com todos esses benefícios, a natação de fato é um exercício completo e com menor risco a danos, quando for escolher uma atividade física para praticar, opte não só por aquela mais completa, como por aquela na qual você se sinta bem. Divirta-se enquanto melhora a sua qualidade de vida!

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