A natação é um esporte muito lembrando principalmente em épocas de calor, mas nem todo mundo conhece os inúmeros benefícios que ela pode nos trazer, nesse artigo vamos listar apenas 7 dos diversos benefícios que existem.

Praticar atividades físicas melhoram a sua qualidade de vida, podendo te acrescentar alguns anos aqui na terra, por ser saudável fisicamente, além disso, faz muito bem não só para o funcionamento do corpo, como também para a mente.

Conheça logo abaixo os principais benefícios que você consegue obter ao começar a praticar a natação como esporte principal.

 

  • Totalmente benéfica para a mente

A natação é um exercício estimulante para o corpo todo, principalmente para mente, isso acontece porque esse exercício, ajudam na liberação de hormônios que promovem o bem-estar como a endorfina, que faz com que a pessoa se sinta mais animada, e com mais vontade de praticar o exercício.

Além disso em temporadas de calor é a melhor opção de esporte, porque além de se refrescar, você praticada um atividade física sem ficar pingando de suor, o que estimula mais ainda a vontade da pessoa em querer fazê-la.

Normalmente as atividades físicas não são feitas sozinhas, e essa não seria diferente, a possibilidade de interação social, podem reduzir drasticamente as chances do aparecimento de depressão.

É uma atividade que pode ser feita e deve ser realizada por pessoas de todas as faixas etárias, principalmente os idosos, por causa dos benefícios que ela traz, e porque nessa fase da vida eles são mais propensos a desenvolverem a depressão.

 

  • Musculação aquática

A natação também é uma atividade de musculação, com potencial de melhorar o tônus muscular e a nossa força também, é um exercício aeróbico, onde se conseguem resultado maiores e melhores.

A diferença da natação para outros exercícios aeróbicos, está na intensidade do esforço que a pessoa necessita fazer para realizar os movimentos, enquanto correr ao ar livre, possui uma certa “leveza”. Com essa prática ajuda na melhora do tônus muscular por causa do maior esforço que temos em nos locomover dentro da água.

 

  • Não causa dor pós-treino

Por ser uma atividade de baixo impacto ela é ótima para indivíduos que sofrem de obesidade, por conta do seu peso, e para quem sofre de dores musculares e nas articulações.

A natação permite o trabalhar de todo o corpo, a depender do quanto você está dentro da água, sem que você se sinta dolorido ao final de tudo, justamente por estar até 10% mais leve do que seu peso habitual, no chão.

Então esse é outro enorme benefício, podemos pular aquela fase dolorida no início que serve como a adaptação do novo esporte que está sendo realizado, o que também torna um diferencial muito grande.

  • Melhora dos movimentos através das articulações

Pode ser muito benéfica para quem sofre de artrite, melhorando a movimentação e diminuindo a dor das articulações devido ao alongamento naturalmente necessário que fazemos para nadar.

Nesse caso de problemas articulares, podem ser empregadas outras técnicas como a piscina aquecida, que é muito utilizada em sessões de hidroterapia, para a melhora dessas dores articulares.

 

  • Emagrecimento ou manutenção do peso

Além de todos os benefícios essa atividade a depender da intensidade, frequência de pratica e seu biótipo, podem te fazer emagrecer bastante, ou ainda consegui manter o seu peso ideal.

Em dez minutos dessa atividade você consegue perder até 150 calorias, a depender do tipo de nado que está sendo utilizado, das seguintes formas:

  • Nado normal ou de peito: 60 calorias a menos.
  • Nado de costas: 80 calorias a menos.
  • Nado conhecido como borboleta: 150 calorias a menos.

Com essas calorias perdidas, os riscos de sofrer um infarto cardíaco diminuem, por causa do condicionamento físico melhorando e da perna ou manutenção de peso. Pessoas com o abdome muito grande e principalmente globoso (em formato de globo) possuem maior risco de desenvolverem doenças cardíacas.

Com a diminuição da circunferência abdominal, esse risco pode ser drasticamente diminuído, além de muitos outros benefícios que conseguimos alcançar ao emagrecer e manter o corpo no peso ideal em relação a nossa altura e idade.

 

  • Reduz as taxas altas de glicemia (açúcar)

Quem pratica essa atividade com frequência, por no mínimo 150 minutos durante a semana, pode ajudar o corpo no controle da insulina produzida, ou na falta dela, com isso a natação se torna uma ótima opção para pessoas diabéticas.

Normalmente do tipo 2, que é a diabetes adquirida com o tempo de vida e relacionado aos hábitos, como alimentação com excesso de açúcar e tudo mais, a diabetes tipo 1 é daquela que o indivíduo já nasce com essa disfunção de insulina.

 

  • Melhora da circulação

O sistema cardiovascular também é muito beneficiado com esse exercício, ao se exercitar seu coração precisa trabalhar mais, ou seja ele acaba por se exercitar junto, visto que não deixa de ser um musculo também.

Ao trabalha mais, ele aumenta seu potencial do bombeamento sanguíneo, fazendo com que sua circulação também seja aumentando, diminuindo os riscos de entupimento das veias e das artérias.

No caso de quem sofre com Hipertensão Arterial (aumento da pressão sanguínea) pode começar a realizar a natação por no mínimo 30 minutos diariamente, com essa prática os níveis de pressão arterial passam a ser mais controlados.

 

  • #Bônus – Diminuição do risco de impotência sexual

Ao melhorar o funcionamento do coração, que será capaz de bombear o sangue para todo o corpo com mais eficácia, quem estava sofrendo de impotência sexual pode começar a ficar feliz.

A ereção peniana para acontecer depende totalmente do nível de sangue que consegue chegar até essa região, então o melhor tratamento para essa disfunção é começar a melhorar a circulação sanguínea do seu corpo todo.

Ao fazer a natação, seu corpo todo será estimulado, os vasos serão dilatados e começarão a irrigar mais suporte sanguíneo, para todas as regiões e periferias, com isso, seu condicionamento físico irá melhorar, porém o seu condicionamento sexual também irá sofrer algumas mudanças que beneficiam muito.

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