Você provavelmente já ouviu falar que a natação é uma atividade física completa. Esse esporte ganhou essa fama porque além de contribuir na definição e tonificação dos músculos ele é uma excelente alternativa para aumentar a perda de peso e queimar gordura, sem causar um grande impacto nas articulações.

Além de proporcionar um momento de prazer, a natação ainda pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento. Ao longo desse post você poderá obter mais informações sobre como utiliza-la para perder peso e acelerar a queima de gordura. Confira:

 

Estilo de nado – escolha o melhor para a perda de peso

Muitas pessoas se equivocam ao pensar que podem perder peso praticando a natação apenas por prazer ou como uma forma de relaxar e acabam se sentindo frustrada/o por não alcançar o objetivo esperado. Isso ocorre porque a melhor maneira de usar a natação para emagrecer é praticando-a como uma atividade aeróbica.

Para que isso aconteça, os movimentos realizados dentro da água devem ser rápidos e intensos, ao ponto de provocarem a aceleração dos batimentos cardíacos. Um exemplo desse tipo de exercício é dar diversas voltas na piscina em um determinado período de tempo, como forma de desafiar o seu corpo e aplicar a maior quantidade de esforço possível.

Outra maneira de usar a natação para emagrecer é fazer aulas de natação que incorporam exercícios aeróbicos, tais como aqueles que utilizam o “macarrão” e demais equipamentos para acelerar a queima de calorias e tonificar os músculos. Ao saber qual o estilo de natação você deve praticar e investir nele, você poderá se aproximar mais do seu objetivo.

O que fazer para perder peso com a natação

Antes de começar a praticar a natação como forma de perder peso, é preciso que você tenha em mente que ela precisa ser realizada regularmente e com um bom nível de intensidade para que possa produzir resultados positivos e que você realmente consiga atingir os seus objetivos, ou seja, emagrecer de uma maneira rápida e eficaz.

Além disso, é de suma importância que você associe a prática da natação a uma alimentação saudável e balanceada. Sobretudo porque a natação provoca o aumento considerável do apetite e você deve saber lidar bem com ele, para que não ocorra um maior acúmulo de gordura no organismo.

É importante destacar que apesar dessa atividade não provocar grandes impactos nas articulações, você deve começar a praticá-la de maneira progressiva e respeitando os limites do seu corpo. O ideal é aumentar a velocidade e a duração dos seus treinos de maneira devagar e progressiva.

 

Os melhores exercícios para a perda de peso

São inúmeros os exercícios que podem compor um treino de natação, no entanto existem alguns que intensificam a perda de peso, tais como os circuitos de nado citados acima. Por meio deles você poderá acelerar a perda de peso e aumentar a sua resistência, ainda mais quando você aumentar o número de voltas.

O ideal é que você comece fazendo apenas cinco voltas em um ritmo lento, para aquecer, depois aumente o ritmo, repita essas voltas em um ritmo mais rápido, exigindo mais do seu corpo. Após esse treino, é indicado que você faça mais duas voltas realizando nado de costas em um ritmo mais lento.

Além dessas indicações de exercícios, você também pode investir em outros tipos de esportes aquáticos, tais como o vôlei ou até mesmo o basquete aquático. O intuito é diversificar o máximo possível os seus treinos, tanto para manter você motivado/a, com também para intensificar a perda de peso.

 

Acelere a perda de peso com a natação

Para acelerar o processo de emagrecimento por meio da prática regular da natação, é preciso que você aumente tanto o ritmo quanto a duração dos exercícios realizados na água. Você pode fazer isso por meio do aumento das voltas que você realiza na piscina, por exemplo, se você costuma dar 15 voltas por dia, aumente para 20 e assim sucessivamente ou manter uma quantidade reduzida de voltas, mas realizando exercícios mais intensos.

Outra estratégia que também pode funcionar para aumentar a perda de peso é praticar a natação com algum amigo/a que também queira emagrecer por meio dessa atividade física. Isso fará com que você permaneça motivada/o por mais tempo e se desafie continuamente para se superar.

O ideal é que você estabeleça bem os seus horários e o período de tempo exato que deseja investir na prática dessa atividade física, assim você terá que se esforçar mais para aproveitar cada minuto do seu treino de natação e intensificar a perda de peso. Quanto mais estratégias você utilizar para modificar o seu treino, melhor será o resultado que você poderá obter por meio da prática regular da natação.

 

Além das indicações citadas acima para que você possa perder peso por meio da natação, é de suma importância que você realize essa atividade física com a supervisão de um profissional capacitado e em um espaço adequado, com equipamentos e uma estrutura que possa fazer com que alcance os seus objetivos da melhor maneira possível. O instrutor poderá orientar melhor você e elaborar um treino de qualidade.

São aspectos como esses que farão com que a sua experiência com a natação seja realmente produtiva e proporcione melhorias significativas, tanto para a perda de peso, quanto para a sua qualidade de vida, uma vez que a prática regular da natação modifica de diversas formas o funcionamento o organismo, sobretudo o sistema cardiorrespiratório.

Agora que você sabe que a natação emagrece e que é possível perder peso seguindo algumas indicações básicas, tudo o que precisa fazer é colocá-las em prática e aproveitar bem todos os benefícios que essa atividade física pode proporcionar.

Caso não goste da ideia de realizar atividades como os circuitos de nado, você também pode recorrer a outros tipos de atividades, como a hidroginástica e os demais tipos de esportes aquáticos. O importante é que você aproveite ao máximo o momento em que passa praticando a natação para perder peso.

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